Revista Heposobra: agroecologia, diálogo de saberes e reforma agrária

Parceiro: Sementeia02/02/2021

Colaboradores: Benedito Perez Filho, Cícelo manoel da Silva, Crislaine Borges e Taína Magalhães.

Trazendo o tema da Agroecologia, a Revista HEPOSOBRA – Agroecologia – diálogo de saberes e reforma agrária aborda as várias dimensões de atuação e as diferentes bandeiras de luta dentro do movimento. Destaca-se o que diz respeito à Terra e Território e ao Conhecimento Transdisciplinar, abordando o papel da agroecologia na defesa de povos indígenas, na reforma agrária como forma de corrigir a concentração fundiária histórica e no reconhecimento de tradições e relações ancestrais de cuidado da terra.

O conhecimento e o cuidado com a terra decorre historicamente por muitos povos, lugares, culturas. E principalmente na história da América Latina temos essa herança muito forte. E é a partir dessa história que a revista traz o porquê desse cuidado ter se feito e ainda se fazer tão importante na sociedade.

Ecologia de Saberes, Decolonialidade, Colonialismo, Transdisciplinaridade são alguns dos conceitos discutidos na revista, dialogando com a Agroecologia e com apoio de importantes autores que pensaram e escreveram sobre os temas. Além disso, Cícero e Maria Iralice contam um pouco sobre sua vivência na aldeia indígena Cachoeira 1, pertencente à etnia Atikum, localizada na cidade de Carnaubeira da Penha, PE.

Indicações de vídeos, filmes, documentários, livros e revistas sobre os temas são apresentados juntamente com uma importante sessão com homenagens a importantes nomes da luta pela agroecologia, pela reforma agrária e pela ancestralidade.

Esperamos que tenham todos uma excelente leitura!

Acesse a revista completa aqui:

https://www.flipsnack.com/tainamagalhaes/revista-heposobra.html

Agroecologia – diálogo de saberes e reforma agrária foi produzida como o trabalho final realizado para a disciplina GF402 – História Econômica , Política Social do Brasil, ministrada pelas Profa. Dra. Carlas Águas e Márcia Tait, oferecida no Instituto de Geociências da Unicamp durante o segundo semestre de 2020.

Realizadores: Benedito Perez Filho, Cícelo manoel da Silva, Crislaine Borges, Taína Magalhães.