Documentário sobre as gravações do CD A Caminho da Estrela, com as Companhias de Santos Reis de Campinas, este filme foi selecionado para o Festival de Cinema Etnográfico do Rio de Janeiro de 2011 e para o Festival Cinesul, também do Rio de Janeiro, em 2012.
Lá no céu tem sete anjos
afinando suas violas
pra cantar pra Santos Reis
Santos Reis cantando agora
Há décadas as folias de reis de Campinas (SP) entoam seus cantos, toques e trovas em giros e festas, fazem brilhar a força de uma estrela imemorial estampada nas coloridas bandeiras e nos seus gestos de união e fé.
Diferente das formações rurais, constituídas essencialmente por núcleos familiares, as folias daqui são formadas por imigrantes provindos de diversas partes do Brasil, hoje moradores de bairros periféricos da cidade.
A estrela guia estes homens e mulheres que se rearranjam aos novos tempos e difundem a devoção, os sons e as relações da cultura caipira, em sua multiplicidade, nesta grande metrópole.
As companhias reúnem-se e vão para onde quer que sejam chamadas, alegram e abençoam casas, ruas e festas, principalmente na época natalina, quando revivem de forma musical e poética a caminhada dos três Reis Magos – Baltasar, Belchior e Gaspar – até o nascimento do menino Jesus.
(texto retirado do blog: http://acaminhodaestrela.wordpress.com/)
Ficha Técnica:
Núcleo de Pesquisas e Apoio às Companhias de Santo Reis
Companhias de Santo Reis de Campinas
Produção executiva: Alik Wunder, Neusa Aguiar, Marli Wunder e Grupo Caixeiras da Guia
Técnico de áudio máster: Pedro Romão
Direção Musical: João Arruda
Produção e Finalização: Estúdio 1175 e Venta Moinho
Roteiro, direção e edição: Carlos Garcia Magalhães
Direção: Carlos Garcia Magalhães
Fotografia: Fabio Ikezaki
Realização: Laranjeira Cine e Vídeo, Estúdio 1175, Centro Cultural Casarão do Barão