Ao alcance da voz – A apropriação dos meios de comunicação

Parceiro: Sementeia23/05/2015

O documentário “Ao alcance da voz – A apropriação dos meios de comunicação”, realizado por alunos de Jornalismo da Unip/Campinas para produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 2011, buscar retratar como os usuários do serviço de saúde mental Dr. Cândido Ferreira, localizado em Sousas distrito do município de Campinas/SP, vem sendo beneficiados através do projeto de cultura Maluco Beleza o qual utiliza meios de comunicação como ferramenta inclusiva no tratamento e na qualidade de vida desses.

O vídeo trata como o advento da Reforma Psiquiátrica no Brasil trouxe consigo a necessidade de introdução de novas formas de cuidar no campo da saúde mental, que buscassem proporcionar a esses pacientes, além do isolamento e privação da liberdade como era presente nos manicômios, um ambiente permeado por práticas terapêuticas que buscam reinserir esses indivíduos na sociedade. O Projeto Maluco Beleza vai de encontro com esse propósito quando proporciona aos pacientes a oportunidade de participar de programas da web rádio Maluco Beleza que também ocorre na rádio Educativa de Campinas. Neste projeto os usuários tem participação direta na direção, organização e apresentação de programas que ocorrem todo dia na web rádio.

No decorrer do documentário, os usuários participantes contam como desenvolver tais atividades repercute de forma tão positiva em suas vidas.

Produzido por: Alunos de Jornalismo da Universidade Pulista, Carla Barreira, Cássia Theodoro, Lindsen Godoy, Narell Lara e Paulo Medina;

Orientação: Andréa Sampaio e José Dias Paschoal Neto;

Coordenador: Roni Muraoka;

Montagem: Bruno Fantini, Narell Lara e Paulo Medina;

Câmera e Som: Bruno Fantini;

Trilha Sonora Original: Quilt em FreeSound.org;

Duração: 15 minutos.