Assentamento Milton Santos: resistência e luta

Parceiro: Assentamento Milton Santos27/08/2014

O Assentamento Milton Santos está assentado pelo próprio INCRA desde dezembro de 2005. Atualmente as 68 famílias que vivem lá produzem diversos tipos de alimentos, tanto para consumo próprio produzindo tudo que é necessário para todas as famílias, bem como produzindo também para diversos projetos de escolas e prefeituras da região de Americana.

Em julho de 2012, o Desembargador Federal Luiz Stefanini decretou o despejo de todas as famílias que vivem no Assentamento Milton Santos, fazendo com que elas iniciassem uma batalha que durou quase um ano, até maio de 2013, quando a Justiça Federal em São Paulo revogou a reintegração de posse.

As famílias do Assentamento Milton Santos além de estarem inseridas no grupo de pessoas que coloca comida no supermercado e na casa de todos nos brasileiros, o mesmo grupo oprimido pelo Estado e pelas corporações ruralistas, representa hoje a resistência da luta pelo direito básico a moradia que todos os brasileiros tem garantido constitucionalmente pela nossa Carta Magna aprovada em 1888. O Assentamento Milton Santos representa a luta de cada um de nós brasileiros, a luta pela resistência do Milton Santos pertence a cada um de nós.