Conflito

Parceiro: Educação pelas Imagens28/08/2014

No mês de outubro de 2011 houve uma paralisação do trabalho no corte da cana da usina Bela Vista, interior de São Paulo. Aproximadamente 400 trabalhadores interromperam o trabalho. O protesto ocorreu em virtude das condições de trabalho, dos alojamentos e do transporte. Os sindicalistas e os procuradores do trabalho foram convocados para intermediação do CONFLITO. Foram seis dias de paralisação. Os trabalhadores estavam irredutíveis na sua proposta: queriam ser demitidos.

Em uma conjuntura em que se luta pela manutenção do emprego esses trabalhadores reivindicavam a demissão, a interrupção do contrato de trabalho? Por quê? Como? Para entender este pleito assista e discuta o documentário CONFLITO.
As imagens e as entrevistas produzidas na assembleia dos trabalhadores foram insuficientes para reconstruir os acontecimentos. As imagens gravadas nos celulares dos próprios trabalhadores foram fundamentais para a edição deste documentário. Assim, o documentário evidencia novas possibilidades de registro “em tempo real” de conflitos e movimentos sociais.

Ficha técnica:
Direção e Roteiro: Beto Novaes;
Fotografia: Diego Riquelme;
Edição e Finalização: Luiz G. Castro;
Realização: Projeto: “Educação através das Imagens” – UFRJ