Uma Casa, Uma Vida – Documentário

Parceiro: Sementeia04/05/2015

Na terra Indígena Xavante Pimentel Barbosa em Canarana (MT), os seus integrantes vivenciam tentativas de intervenção nos costumes e cultura da aldeia, principalmente em relação ao formato e as técnicas de construções de suas casas, instalação de energia elétrica para dentro da comunidade, o uso de roupas e algumas tecnologias. Muitos índios não aceitam as mudanças, pois sentem que sua cultura está sendo ameaçada.

Por outro lado, a terra Indígena Xavante São Marcos, em Barra dos Garças (MT), já possui casas de alvenaria e espera um programa do governo – Minha Casa, Minha Vida – para beneficiá-los, mas até agora nada foi concretizado.

Um projeto chamado Tiba’uwe, com o intuito de manter a cultura Xavante, nasce da uma parceria entre um produtor cultural, um bio-arquiteto e dois caciques da terra indígena de Pimentel Barbosa em Canarana (MT). Por 30 dias as aldeias Belém e Ripá, ambas localizadas em Canarana nas terras de Pimentel Barbosa, receberam uma vivência-oficina em bio-construção, com a participação de construtores indígenas e não-indígenas de diversos lugares do Brasil, com o objetivo de inovar a construções de suas casas sem perder a característica da cultura xavante utilizando apenas recursos da natureza daquela região.

Um filme produzido por TIBÁ, lançado no EBA 2013.