Diálogos sobre Educação em Agroecologia

Para que a prática agroecológica ganhe força como alternativa ao modelo agrícola vigente é necessário ampliar sua presença nos ensinos formal e informal brasileiros. Foi esta ideia que motivou a realização do seminário “Diálogos sobre Educação em Agroecologia”. O encontro é organizado pelo Grupo de Trabalho em Agroecologia, do Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo).

A fim de ampliar o debate sobre conceitos e práticas atuais em relação à Educação em Agroecologia, o seminário convidará pessoas envolvidas com o tema capazes de contribuir com experiências e reflexões sobre as questões pedagógicas referentes à agroecologia, relacionadas, sobretudo, à proposta de diálogo entre os distintos saberes, colaborando para a compreensão do panorama atual da educação em agroecologia. Entende-se que esta temática envolva distintas ações, instituições e setores, o que nos leva a trazer pessoas que atuem em distintos locais, como: universidades, movimentos sociais, organizações não-governamentais etc.

A discussão sobre conceitos e práticas relacionadas à educação em agroecologia envolverá representantes de diferentes setores: universidades, movimentos sociais, organizações não governamentais e do campo.

Iara Fonseca, membro do Grupo de Trabalho Agroecologia e organizadora do encontro, explica que a escolha dos conferencistas tentou levar em consideração as diferentes experiências de cada um deles com a prática agroecológica, permitindo um diálogo entre os distintos saberes.

O seminário acontecerá no dia 16 de setembro, das 9h às 17h, na Sala de Eventos do IEA – Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade universitária, São Paulo.

Para acompanhar a programação completa, clique aqui.