Curso de Extensão e Disciplina AP545 – Meio Ambiente, Questão Agrária e Multimeios

Parceiro: Sementeia18/12/2015

Este curso e disciplina foram oferecidos pelo Laboratório TerraMãe em parceria com o coletivo gestor da plataforma Sementeia. A disciplina/curso transcorreu tendo como base a discussão e análise de documentos audiovisuais relacionados ao ambiente e à sociedade, mudanças sociais, uso dos recursos naturais, políticas de conservação da biodiversidade, transformações da agricultura familiar na reestruturação agrária e agrícola e na inter-relação entre estes temas. No transcorrer do curso aprofundou-se o debate sobretudo sobre as relações entre o conhecimento gerado pelas pesquisas, projetos de extensão universitária e suas contribuições para a reflexão de melhoria das condições de vida das populações locais e a sociedade em geral. Dentro da programação contou-se com a participação dos cineastas – Silvio Tendler, Carlos Juliano Barros e Aline Sasahara – que retratam e abordam algumas destas temáticas. A escolha dos mesmos se deu pela postura ética e sensibilidade estética, pelo engajamento que cada um demonstra e pela parceria que estabelecem com os coletivos, os atores e protagonistas de seus vídeos.

O fato de ser oferecido concomitantemente uma disciplina de pós-produção e um curso de extensão gratuito e sem pré requisitos favoreceu a participação de alguns atores dos movimentos sociais, agricultores e do público em geral. E nesta diversidade de participantes as trocas foram muito ricas e potentes, no sentido do reconhecimento das diferentes perspectivas e de saberes e de como os mesmos podem se articular e frutificar.

Para a equipe responsável pelo curso as convencionais técnicas de vídeo e televisão não devem ser apropriadas, enquanto modo de produção simbólica, sem os devidos questionamentos acerca de sua natureza sociotécnica, muitas vezes reprodutoras de relações de opressão e submissão que se busca superar. Com essa perspectiva em mente, considerou-se válido a incorporação dos princípios filosóficos reunidos sob o movimento de Software Livre, principalmente no que diz respeito a escolha das ferramentas de edição (pós-produção) de material audiovisual, princípios que foram compartilhados pelos colegas do Coletivo Vai Jão que participaram desta disciplina/curso.