As Sementes – documentário retrata trajetórias de vida de mulheres agricultoras que participam ativamente da agroecologia

Parceiro: Sementeia06/07/2016

O documentário As Sementes retrata trajetórias de vida de mulheres agricultoras que participam ativamente de movimentos agroecológicos no Brasil. Elas estão sendo protagonistas de mudanças sociais importantes no campo brasileiro. Essas mulheres se organizam de forma autônoma, em movimentos próprios, e têm-se construído como lideranças sociais e políticas que questionam muitos preconceitos presentes no imaginário social.

Ao se organizarem e se colocarem na cena pública, essas mulheres refazem a própria história e dos movimentos a que pertencem, ao mesmo tempo em que se constituem pessoalmente como novos sujeitos, reconfigurando as relações pessoais e familiares e reelaborando o discurso desses movimentos. Tanto nas lutas das mulheres quanto nas lutas agroecológicas, incorporam-se novas questões, que expressam o aparecimento desses novos sujeitos. Essas mulheres, em seus movimentos e organizações, portanto, estão transformando o campo, a floresta e também as pessoas com quem se relacionam.

 

Direção: Beto Novaes, Cleisson Vidal;

Roteiro: Beto Novaes;

Argumento: Emma Siliprandi;

Fotografia: Cleisson Vidal;

Música e mixagem: Bernardo Gebara;

Edição: Gislaine Lima;

Fotos da capa: Flávio Conde;

Duração: 30 minutos.

Rio de Janeiro 2015