Origens – Retratos do Camburi

Parceiro: Sementeia10/11/2016

“Origens – Retratos do Camburi” é uma websérie documental que busca resgatar a história de luta pela terra e preservação cultural do Quilombo do Camburi, no litoral norte de São Paulo.

Este trabalho pretende contribuir para a difusão e preservação dos costumes caiçaras, quilombolas e indígenas do Brasil. Retratar uma comunidade que carrega consigo a força da cultura local, chamando a atenção para a carência de ações que visem a preservação dessas comunidades. E expandir o diálogo sobre essa cultura que vem sendo extinta, seja pela degradação da natureza e da paisagem nativa causada por um “turismo predatório”, ou pela especulação imobiliária. A partir de relatos pessoais dos homens e mulheres nativos do local, o objetivo é traçar parte da história dessa comunidade quilombola e caiçara, desde a luta pela terra até a preservação da cultura local.

Assista os episódios a seguir:

 

História

Neste episódio, conheça um pouco da história da luta para a formação do Camburi. Contada pelo mais antigo morador da comunidade e por um símbolo da luta para a preservações cultural do quilombo. Sr. Genézio e Simão Preto são nossos anfitriões, e nos falam um pouco do que passaram para conquistar o reconhecimento do quilombo onde hoje vivem muitas famílias caiçaras e quilombolas protegidas pela lei que esses dois senhores conquistaram com muito esforço.

 

 

Quilombo Hoje

Vanusa é a presidente da associação de moradores do Camburi. Ela nos mostra o contexto atual de luta, pela preservação de suas terras e suas tradições. A presidente nos mostra que convive com a falta de assistência governamental, mas busca a valorização da qualidade de vida dos moradores do quilombo, por meio de projetos culturais para crianças e jovens que buscam uma fonte de renda. Com muita luta essa forte mulher já conquistou muitos avanços para a comunidade, como a chegada da luz elétrica e a escolinha de futebol e surf para as crianças. Mas ainda tem muitos planos para a melhoria de vida da comunidade como a padronização dos quiosques e a montagem de uma padaria comunitária. 

 

 

Pesca

Sr. Inglês é o patriarca da pesca no Camburi. Passou seu ofício para seus filhos e seus netos, e ensinou as técnicas tradicionais, transmitidas pelos seus antepassados, que são utilizadas até hoje. Uma das principais atividades do local a anos, a pesca vem passando por sérias dificuldades. Antônio da Conceição, mais conhecido como Sr. Inglês nos fala sobre a falta de incentivo para os pescadores, que são obrigados a vender os peixes muito barato aos atravessadores. Seu filho André Luiz, nos conta como aprendeu o ofício com o pai e nos fala sobre como é a técnica tradicional de se fazer canoas caiçaras

 

 

Artesanato

O artesanato dentro do Camburi tem importância fundamental na preservação dos costumes e tradições da cultura Caiçara. Também é uma da principais atividades econômicas nas comunidades, e gera o sustento de algumas famílias. Esta atividade também beneficia a comunidade atraindo turistas que valorizam a cultura do local, que contribuem com a renda dos moradores e difundem a arte e a cultura caiçara para onde quer que levem as peças feitas na comunidade. Essa atividade, transmitida de geração em geração, também ressalta a importância da preservação ambiental, pois todos os materiais necessários para as obras são retiradas das matas de dentro da própria comunidade, valorizando tudo o que a terra tem a oferecer

 

 

Ficha Técnica

Produção – Lucas Machado e Thiago Huszar

Imagens – Lucas Machado e Thiago Huszar

Roteiro e edição – Lucas Machado

Videografismos – Thiago Huszar

Trilha Sonora Original – Matheus Ferro

Trabalho de Conclusão de Curso – Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto

Orientação: Prof. André Carvalho