Exibição de filme e debate com documentarista Silvio Tendler

Parceiro: Sementeia20/03/2015

Cartaz Sivio Tendler
O premiado documentarista Silvio Tendler realizou na terça-feira (31/03) um seminário sobre “Produção de documentários e apropriação dos meios de produção pelos coletivos”, a apresentação seguida de debate terá como foco a vasta experiência (mais de 40 audiovisuais) de Tendler com produções realizadas principalmente pela produtora fundada por ele em 1981 Caliban Produções Cinematográficas Ltda. Também foi exibido o documentário Encontro com Milton Santos (2001), a exibição teve inicio as 09:00 na sala de exibição do Espaço Cultural Casa do Lago na Unicamp.

O documentarista é formado em História pela Universidade de Paris VII com mestrado em Cinema e História pela  École des Hautes -Études (Sorbonne) e membro fundador do Comitê de Cineastas da América Latina e da Fundação Novo Cine Latino-Americano. Ao longo de sua trajetória o documentarista tem trabalhado com distintas temáticas sociais e ambientais numa perspectiva popular e dos movimentos sociais. Produziu também documentários sobre o contexto histórico e político do Brasil e personagens de destaque, o documentário campeão de bilheteria Jango (1984). Entre as produções sobre temáticas socioambientais e temas mais recentes, destacam-se: O Veneno Está na Mesa (2011), O Veneno Está na Mesa II (2014). O Seminário com Silvio Tendler faz parte da programação do curso Meio Ambiente, Questão Agrária e Multimeios.

Confira algumas fotos do Seminário com Silvio Tendler.

escolhoda_todosMomento com integrantes do curso, após conversa sobre produção, linguagem e circulação de audiovisual.

silvio-sala1

escolhida_indgenaMomento com indígenas Karirixocó, compartilhando a situação de conflito fundiário envolvendo as terras indígenas no Alagoas.

escollhida2escolhida1

Sala lotada durante a exibição do documentário Encontro com Milton Santo e debateIMG_20150331_105157