Curso de Extensão e Disciplinas Meio Ambiente, Questão Agrária e Multimeios – Edição 2016

Professores Responsáveis: Profa. Dra.Sonia Bergamasco e Prof. Dr. Gilberto Sobrinho

Professores Convidados: Profa.Dra. Aline Vieira de Carvalho

Convidados Especiais: Cineasta Renato Tapajós, Coletivo Vai Jão, Coletivo Socializando Saberes e Júlio Matos

Colaboradores/Pesquisadores: Dr. Diego Riquelme, Dra. Kellen Junqueira, Ms. Marcelo Pupo, Ms. Janaína Welle e Dra. Márcia Maria Tait, Ms. Coraci Ruiz, Pedro Tinen, Ms.Felipe Bomfim e Ms. Neli Neves

Dia/Horário: Terça-feira, 14h – 18h, 2o Semestre / 2016

Local: Auditório Nepam/Unicamp

Resumo/Objetivos: Proporcionar métodos e recursos técnicos e teóricos para a análise crítica da linguagem audiovisual e para a construção de narrativas audiovisuais. O programa privilegia questões relativas às narrativas e linguagem cinematográfica sobre o filme documentário, por meio da abordagem de conteúdos, realização de análises fílmicas e de exercícios práticos. As análises fílmicas e discussões realizadas durante o curso/disciplina serão baseadas em estratégias voltadas à produção coletiva sobre temas como movimentos sociais, cultura e política, meio ambiente e questões agrárias, promovendo também uma reflexão mais abrangente em torno de identidades coletivas populares e práticas audiovisuais engajadas. A abordagem adotada parte de uma concepção da práxis como fundamento para os processos pedagógicos, o que implica na incorporação das expectativas e trajetórias pessoais dos participantes. Por isto, propõem-se momentos de reflexão-ação durante todo curso/disciplina e a divisão em grupos para definição e o desenvolvimento de projetos de realização audiovisual. Os projetos deverão estar alinhados com o formato e temas abordados durante o período e as condições objetivas de tempo-realização, ou seja, serão esperadas propostas de projeto de documentário em curta-metragem, com foco nas relações entre meio ambiente e sociedade, questões agrárias, movimentos sociais do campo e da cidade e outras temáticas levantadas durante o curso/disciplina.

Vagas: 20 Inscrições: DAC ou Extecamp – Os interessados caso sejam estudantes de pós regulares da Unicamp deverão se inscrever pela DAC (dias 4 a 20 de julho estudantes regulares), os que tem graduação e não são da Unicamp podem se inscrever como especiais (dias 4 de julho a 2 de agosto estudantes especiais).

Para os interessados em realizar a inscrição pelo curso de extensão deverão fazer sua matrícula entre os dias 1 e 15 de julho no link da Extecamp. Insira os seguintes dados:

LOGIN: FEG-0770002
SENHA: 16nqlldq

Os interessados pelo curso de extensão devem mandar um curriculum resumido e uma manifestação de interesse para o e-mail: kellen@feagri.unicamp.br ou caroca@unicamp.br. Nosso objetivo principal com esta solicitação é ter um perfil da turma, esperamos que o número de interessados esteja compatível com o nº de vagas

Mais informações e Programa disponíveis pelo Link: AP545 programa 2016